Francisco de Paula Ramos de Azevedo, foi um aquiteto brasileiro.Jovem ainda, dirigiu-se a Gante, na Bélgica, para estudar Engenharia Civil. Segundo seus biógrafos, no entanto, conta-se que o diretor do curso de Arquitetura da escola surpreendeu-se com a qualidade de seus trabalhos e ordenou-lhe que trocasse de carreira. Naquela escola estudou a arquitetura clássica, mas foi influenciado a seguir as proposições do ecletismo arquitetônico.
Recém-formado, estabeleceu-se em Campinas (onde foi muito bem recebido), e aí executou seus primeiros projetos. Foi responsável pela conclusão da construção da catedral da cidade, o primeiro de seus grandes trabalhos.Durante algumas décadas foi deste escritório que saíram praticamente todos os projetos residenciais da elite e os principais projetos públicos da cidade.
Principais obras de seu escritório
Apesar de todas as obras do "Escritório Técnico Ramos de Azevedo" terem a assinatura de seu fundador enquanto era vivo, sabe-se que grande parte delas não foi diretamente projetada por ele. Nesta lista constam tanto obras próprias quanto obras apenas assinadas por ele. No início do século XX assumem o escritório os sócios Ricardo Severo e Dumont Villares, os quais passam a coordenar de fato os novos projetos.
- Pinacoteca do Estado - antiga sede do Liceu de Artes.
- Estação Pinacoteca - museu ligado à Pinacoteca de São Paulo.
- Teatro Municipal de São Paulo
- Mercado Municipal de São Paulo
- Palácio das Indústrias
- Palácio da Justiça de São Paulo
- Palácio dos Correios
- Colégio Sion
- Cemitério da Consolação (frontão)
- Museu Casa das Rosas - originalmente residência de sua filha e genro
- Conjunto de prédios da Escola Politécnica - na rua Três Rios, antigo Solar do Marquês de Três Rios, e atualmente estes edifícios pertencem ao Departamento Histórico da Prefeitura, ao Centro Educacional Paula Sousa e à Faculdade de Tecnologia do Estado (FATEC)
- Fazenda Pau d'Alho (casa séde), em Campinas.
- Colégio Técnico de Campinas (COTUCA)